sexta-feira, 17 de abril de 2015

Autoconhecimento

Todos nós convivemos com diferentes tipos de pessoas e conseguimos identificar em cada uma delas os pontos fortes e fracos. Muitas vezes você enxerga alguém de um jeito, mas a própria pessoa se enxerga completamente diferente. Porque isto acontece? Será que nós nos vemos como os outros nos veem? Qual é a importância disso para a vida em sociedade?
A vida nos apresenta diferentes oportunidades para desenvolvermos nosso potencial. Em casa, mais do que em qualquer lugar, somos quem realmente somos, não há como fingir o tempo todo ser diferente do que somos em nossa essência. Já em um ambiente de trabalho existem alguns padrões pre estabelecidos que devem ser pelo menos levados em consideração. Uma pessoa com problemas de convivência dificilmente conseguirá manter-se em um emprego por um longo tempo. O Autoconhecimento é essencial para o relacionamento interpessoal. 

Você já perguntou ou respondeu a está pergunta: ''Quais são minhas qualidades e meus defeitos?'' Provavelmente já, quando nos deparamos com as respostas levamos um susto, ou na situação contrária recebemos a seguinte resposta: ''Serio? Mas não sou isso que você está falando, eu não sou assim.'' Porque isto acontece com tanta frequência? Nós temos dificuldades em nos ver como realmente somos. Em um mundo onde precisamos sempre nos superar para alcançar nossos objetivos o Autoconhecimento é essencial.


''Senhor, tu me sondas, e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar, de longe entendes o meu pensamento.'' Salmo 139:1-2


Eu não poderia deixar de falar de uma pessoa realmente interessada em nosso sucesso. Por mais que você pense que Deus não se importa com seus problemas, Ele se importa e por se importar tanto com você o trouxe até esta postagem. Ninguém nos conhece melhor que Deus, foi Ele quem nos formou e colocou características em nós que compõem quem somos. Mas onde Deus entra em nosso autoconhecimento? Deus quer nos ajudar e usar todo o nosso potencial para alcançarmos nossos objetivos. Sozinho você pode até alcançar alguns, mas não se sentirá completo.


''Porque não há árvore boa que dê mau fruto nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois dos espinheiros não se colhem figos, nem dos abrolhos se vindimam uvas. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.'' Lucas 6:43-45


A Palavra de Deus nos fala que somos como árvores e ''frutificamos'' de acordo com o que está dentro de nós. Quando temos coisas boas em nosso interior, todas as nossas atitudes serão de acordo com o que há em nós, ou seja, agiremos com amor uns com os outros, seremos pacientes, e por aí vai. O oposto também é verdadeiro, quando temos coisas ruins dentro de nós, isso reflete em nossas atitudes. Ainda que seja difícil, é importantíssimo ter uma conversa franca com você mesmo. O que te incomoda? O que aconteceu em seu passado que precisa de cura? Por que os outros me veem de um jeito e eu mesmo de outro? Quem está com a razão? Fazer uma análise de nossas vidas nos faz enxergar o que precisa de mudança. O primeiro passo para sermos pessoas melhores é reconhecendo nossos erros. Muitas vezes não conseguimos mudar coisas que precisam de mudanças, mas Deus pode nos transformar.


''Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.'' Jeremias 29:11


Uma boa maneira de ver quem somos é através das nossas atitudes. O que você tem frutificado? Coisas boas ou ruins? Quanto mais nos aproximamos de Jesus mais percebemos quem realmente somos e assim somos profundamente transformados por Ele. Muitas vezes passamos por situações difíceis em nossas vidas por não enxergar o que precisa ser mudado em nós, e se estamos vivendo os nossos planos ou os de Deus. Você pode ficar tentando ser um chefe a vida toda, mas talvez não seja isso que Deus tem pra você. Com isso você se sentirá frustrado por não ter o perfil necessário, ou talvez você esteja em uma função que não tem haver com o seu perfil profissional. Pessoas em lugares errados em uma empresa geralmente acabam frustradas por não conseguirem se desenvolver tanto quanto alguém que tem o perfil para aquela função especifica. É necessário que você saiba qual é o seu perfil para então ir atrás de seus objetivos. A vontade de Deus é sempre boa perfeita e agradável, Deus quer usar sua personalidade, e potencializar tudo que Ele mesmo te deu para que você vá muito além do que jamais sonhou.


''E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.'' Romanos 12:2

Com Jesus nós vamos muito além do que jamais sonhamos em ir, entregue sua vida a Ele e abra seu coração para a transformação que Ele quer te dar. Ele nos ama tanto que não quer nos deixar como estamos, Ele quer nos fazer pessoas melhores para alcançar e viver em vitória nesta terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário